Leitura de Gráficos – Aprenda a ler dois Gráficos que caem no Enem

Leitura de Gráficos – Aprenda a ler dois Gráficos que caem no Enem

Leitura de Gráficos – Aprenda a ler dois Gráficos que caem no Enem

Os Gráficos em Linha e os Gráficos de Barras apresentam dados de forma simples e de rápida compreensão. E sempre aparecem nas provas de matemática, biologia, física e geografia dos vestibulares e do Enem. Saber ler um gráfico e interpretar as informações é essencial para você tirar uma boa nota.  Veja abaixo tudo sobre Leitura de Gráficos e resolva exercícios Khan Academy para ficar fera!

 Alexsandro Sunaga. https://www.facebook.com/alexsandro.sunaga

1. A) Gráficos em linhas
O objetivo dos Gráficos em Linhas é apresentar a evolução de um fenômeno ao longo do tempo. Possui um eixo vertical, com valores e um eixo horizontal com a evolução do tempo.Exemplo 1 (ENEM 2012)

O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que representa a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

Leitura de Gráficos

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram

  1. Março e Abril
  2. Março e Agosto
  3. Agosto e Setembro
  4. Junho e Setembro
  5. Junho e Agosto

 

Resolução

Como o eixo vertical descreve as vendas, devemos verificar o ponto mais alto, ou seja, Junho e o ponto mais baixo, ou seja, Agosto. Alternativa E.

 

1. B) Gráfico de Barras

Os Gráficos de Barras são muito utilizados para comparar quantidades. Os dados estão na posição horizontal enquanto que as informações ou divisões estão na vertical.

Exemplo 2 (ENEM 2012)

Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados “Contos de Halloween”. Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: “Divertido”, “Assustador” ou “Chato”. Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.

O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.

Leitura de Gráficos

O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem “Contos de Halloween”.

Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto “Contos de Halloween” é “Chato” é mais aproximada por

A) 0,09.
B) 0,12.
C) 0,14.
D) 0,15.
E) 0,18.
Resolução

Vemos que nesta questão foram cobrados, além da habilidade em leitura de gráfico, também o de cálculo de probabilidades. Como o sorteio foi entre os que opinaram, vemos que o 21% não opinou, sobrando então 79% de opinantes.

Número total de opinantes = 0,79 x 500 =395

Número de opinantes que votou “chato” = 0,12×500 = 60

Assim sendo, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso dentre as que opinaram, ter assinalado “chato” será:

Leitura de Gráficos

Alternativa D

 

Desafios

1) (ENEM 2012) O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007.

Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.

Leitura de Gráficos

Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em

A) 1995.
B) 1998.
C) 2000.
D) 2005.
E) 2007.

2) Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global.

Leitura de Gráficos

Analisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam “NÃO” à enquete?

A) Menos de 23.
B) Mais de 23 e menos de 25.
C) Mais de 50 e menos de 75.
D) Mais de 100 e menos de 190.
E) Mais de 200.
Gabarito

1) E; 2) C

 

Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

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